A Primeira Guerra Mundial

Principais fases do conflito
1ª fase: A guerra de movimento (1914) - Marcada pela intensa movimentação das tropas.
2ª fase: A guerra de trincheira (1915-1917) - A intensa movimentação das tropas da fase anterior foi substituída por uma guerra de trincheiras.
3ª fase A entrada dos EUA (1917-1918): Entra EUA (06/04/1917) e sai a Rússia (03/03/1918).

A economia dos paises em conflito foi direcionada para aumentar a produção dos artigos exigidos pela guerra, produção de armas, munições, veículos de transporte, etc. Como grande número de homens participava dos combates, considerável parcela de mulheres ingressou no mercado de trabalho industrial.

O fim da guerra
O apoio financeiro e material dado pelo governo dos EUA ao entrar na guerra foi decisivo para a vitória da Entente e seus aliados. No dia 11 de novembro de 1918, o governo alemão assinou o armistício (acordo de paz) em situação bastante desvantajosa.
A 1ª Guerra Mundial deixou um saldo de 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos. O clima de festa do início, sempre estimulado pela propaganda governamental, se transformou em desolação, traumas, famílias destruídas e uma pergunta sem resposta até os dias atuais: Afinal, para que serviu tanta violência e brutalidade?

0 comentários:

Postar um comentário

ah um comentário então é aqui